Projeto de pesquisa: Zonas de paz e comunidade de segurança na América do Sul

O Diretor do NUPRI, Prof. Dr. Rafael Antonio Duarte Villa trabalhou entre 2013 e 2017 com a pesquisa “Zonas de Paz e Comunidade de Segurança na América do Sul” com fomento do CNPq.

Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que o build -up armamentista, na forma de modernização ou recapitalização de armamentos, que se operou na América do Sul na primeira década do novo milênio questionou, ou no mínimo interpelou, as teses da comunidade de segurança e paz permanente na região.

Não porque estados democráticos da região tenham estado se preparando para se confrontar militarmente, apesar da natureza democrática, e valores em comum, de seus sistemas. Mas porque o build up armamentista traz de volta pressões sobre as Medidas de Confiança Mútua, e também, em maior ou menor grau realimentam alguns fantasmas geopolíticos do passado.

A modernização e a recapitalização armamentista tenciona também as analises baseadas na dicotomia região andina (tradicional) versus Cone Sul (comunidade de segurança). Na verdade o build up armamentista não é identificado como acontecendo numa ou outra região geográfica sul americana em particular. De fato, o build up armamentista faz com que se estabeleçam conexos dinâmicas entre países da primeira sub região e a segunda, e vice versa, questionando as tentativas analíticas de middle ground.