Estudos sobre Ásia

Os Estudos sobre Ásia tem o compromisso de aprofundar, fortalecer e difundir o conhecimento sobre os países da região asiática. Promovem o empreendedorismo intelectual, apoiam pesquisadores e estimulam o desenvolvimento de novos talentos com o intuito de multiplicar os estudos históricos e contemporâneos sobre a Ásia, a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

A área Estudos sobre Ásia busca contribuir para o aprofundamento da cooperação econômica e política tanto bilateral como internacional do Brasil com a Ásia por meio da formação e ampliação do número de pessoas que tenham maior conhecimento de línguas e culturas dos países asiáticos. Colaborando para a produção acadêmica brasileira que analise os mútuos interesses entre Brasil e os países asiáticos, que permitam o aprofundamento da cooperação direta, sem a dependência de terceiros países.

A área Estudos sobre Ásia propicia também um ambiente para reflexões sobre a região, que já é origem de importantes investidores diretos e parceiros comerciais ao Brasil, mas que, por ser constituída de economias com os maiores índices de crescimento da atualidade, tem potencial para maiores oportunidades de negócios neste século XXI.

A área Estudos sobre Ásia nas suas reuniões periódicas realiza discussões de projetos, artigos, livros e, também, o compartilhamento de experiências de pesquisas e de outras atividades profissionais. Os debates abordam os países dessa região em seus diferentes aspectos, como o desenvolvimento econômico e político, religião e sociedade, a integração econômica, a política externa e de segurança, incluindo relações intra e extrarregionais, buscando a obtenção de um amplo entendimento da importância e da influência asiática nas relações internacionais. Por meio deste processo colaborativo, os membros podem apresentar suas investigações e receber feedbacks qualificados para o seu aprimoramento.

A área Estudos sobre Ásia colabora com universidades nacionais e internacionais promove workshops, seminários e outros eventos acadêmicos, envolvendo especialistas de diferentes instituições, com a finalidade de promover o intercâmbio de conhecimento e estimular reflexões sobre as questões asiáticas. Aproveitando ao máximo, as modernas ferramentas de comunicação, desenvolve conversas constantes com pesquisadores de diferentes países tanto de forma presencial como por meio de videoconferências.

A perspectivas de inserção internacional do país envolve o desenvolvimento de maior conhecimento sobre a região asiática e as nações que a compõe.