Notícias

NUPRI abre chamada para colaboração em pesquisa na área de Sociedade e Redes de Dados

O Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP) está recebendo agora candidaturas de colaboradoras e colaboradores de pesquisa remota para atividades de pesquisa e publicação na área Sociedade e Redes de Dados (SoReDa) do NUPRI para o primeiro semestre de 2020.

A presença física em São Paulo não é obrigatória. Buscamos pesquisadoras e pesquisadores independente da sua localização geográfica com interesse nos seguintes tópicos de pesquisa.

Tópicos

• A história de computação e redes de dados no Sul Global, na América do Sul e no Brasil.
  • Redes de dados e computação no contexto político brasileiro a partir dos anos 1950 (até 1990).
  • Teoria política e social do Brasil e da América do Sul e sua aplicação nos debates sobre computação e redes de dados.

Perfil

Candidatos e candidatas devem ser estudantes de graduação, mestrado ou doutorado nas áreas de Relações Internacionais, Ciência Política, Ciências Sociais, Sociologia, História, Economia, Computação e áreas afins.

A cooperação com o NUPRI acontece remotamente via Internet. A presença física em São Paulo não é obrigatória.

O objetivo de cooperação é a pesquisa acadêmica independente sobre as temáticas definidas nesta chamada e o desenvolvimento de publicações para blog e working papers do NUPRI durante o primeiro semestre de 2020 (prorrogação é possível).

Candidaturas são aceitas até 31 de janeiro 15 de fevereiro de 2020 via formulário: clique aqui.